"24.5.2010 - 10:39
O boi chorou
Bargas Filho
Nei, um dos filhos de dona Olinda, comerciantes de Hortolândia, aliás, pessoas de alto valor que estão no meu "caderninho de amigos", quis saber minha opinião sobre a morte do peão Agenor Carlos dos Santos, pisoteado por um touro, quinta-feira (20/05/10), no rodeio de Hortolândia.
Considero um acidente de trabalho, motivado pela reação a uma ação. Ou seja, o animal ao pular desesperadamente reagia a uma tortura. Em palavras explicativas: o sedem ou sedenho, um artefato de couro que é amarrado ao redor do corpo do animal, aperta o pênis e o saco escrotal. (Nossa! Só de escrever, dói!) O touro pisoteou acidentalmente o que estava embaixo dele. Infelizmente, era o Agenor.
O Nei, também indignado com o que aconteceu, conversou sobre o assunto meio em tom de profecia. "É, um dia isso iria acontecer mesmo". Ele disse ter presenciado um fato que o fez "odiar" os rodeios. "Fui levado, certa vez, por um amigo que é peão para uma arena de rodeio. E fiquei muito perto dos animais. Fiquei cara-a-cara com um boi. E quando o peão apertou o saco do bicho, vi sair lágrimas do boi. É, o boi chorou!", lembrou o comerciante. "Nunca mais vou a um rodeio. É triste ver os bichos maltratados".
(...)
Continua...
9 comentários:
Maltratar bicho eu não admito!
Sempre torço pelo touro. Sempre. Acho desumano, bestial, cruel esse tipo de coisa: rinha, briga de galo, rodeio, tourada, bichinhos expostos em gaiolas minúsculas pras madames acharem fofinhos e comprarem. Quando vejo aqueles passarinhos enjaulados naquelas gaiolinhas que nem meu pé cabe direito, JURO com todas as minhas forças que morro de vontade de dar "aloka" e sair abrindo tudo quanto é portinhola, soltando a passarinhada...
por isso eu perdoo voces dois por comerem carne.
tenho até que dizer que os amo.
hahahaha.
Merci madame.... apreciamos sua benevocência!
:-)
O complicado é que não consigo simplesmente torcer pelo touro. Acho que a pessoa que está lá no rodeio, ou no tourada, é tão animal quanto o touro. No fundo, são dois indefesos, usados... a maioria desses peões é gente ingênua, enganada, gente perdida nessas armadilhas sociais, que não tem uma verdadeira dimensão da atrocidade daquilo tudo. A gente faz atrocidades por fama, por dinheiro; o capitalismo, as exigências para que a gente queira o nada, o que não precisa chegou a níveis absurdos. Esse peões estão lá pelo mesmo motivo que as adolescentes se mutilam, que uma pessoa resolve expor sua intimidade em público participando de provas humilhantes num reality show, que pais e mães praticamente abandonam a família em nome de uma carreira pra ter dinheiro pra comprar coisas que não são necessárias. Sei lá, acho uma tragédia. Sofro muito vendo bicho maltratado, mas de vez em quando, sofro por ver o quanto nós, voluntariamente, vamos nos tornando bicho e praticamente pedimos pra ser maltratados também.
voce está certo, marcelo. a culpa na verdade é dos cantores que enchem o rabo de grana para fazer um show dentro de um rodeio e estão se fodendo pro que isso significa. pq 99% das pessoas vai à festa do peão só para ver o artista que vai cantar depois, mas consequentemente injetam grana no evento todo.
a culpa é das prefeituras que financiam (100 milhões que a prefeitura de americana está enfiando nesta merda este ano - isso pq eles já estão metidos até o pescoço em processos de desvio e má aplicação de verba para eventos culturais, como um show da maria rita que foi comprado e que teve ingressos vendidos só para a high-society) e por fora ganha uma grana alta dos "clubes dos cavaleiros".
é tudo uma merda e politicagem tão grandes que geralmente os peões ficam pequenos.
mas eu acho que no fim das contas, a maneira mais facil de eliminar esta "festa" do calendario nacional, são essas tragédias. ano passado morreram umas 10 pessoas pisoteadas numa festa em outra cidade [este ano QUASE barraram a festa], tivemos três esfaqueados no "pré-rodeio" aqui na provincia há dois dias e dois peões morreram nos ultimos meses... com tanta merda acontecendo com SERES HUMANOS, quem sabe começam a repensar.
Não sei, Lili... não acho certo proibirem as festas por esse motivo. Tem que proibir é porque é uma crueldade contra os animais. Só por isso. Leis, proibições, são coisas complexas, e levadas com muito menos seriedade e ponderação do que deveriam. Ninguém tem cuidado com motivações, muita coisa é feita no calor de algum clamor público e isso é sempre péssimo, péssimo... O que eu quero dizer é que não deveria ser proibida a festa, deveria ser proibido torturar animais. De qualquer forma que seja. Aí, numa festa dessas a gente ia lá e mandava prender o organizador, colocava atrás das grades mesmo, condenava, criminoso, fichado.
Agora, enquanto esse dia não chega, o que poderia também ser proibido seria o uso de dinheiro público nesses circos macabros. Nem um centavo pra incentivar essas excrescências... é música de má qualidade, não tem nada de cultural, é uma tradição que não é nossa, um trem artificial, que não tem nada a ver com nossas raízes sertanejas... é mesmo a maldita vontade das nossas elites serem o que não são.
Mas ninguém, ou quase ninguém percebe essas coisas...triste não?
Eu não vou me preocupar com meia dúzia de bois que são judiados para fins "esportivos", enquanto tiver milhares de gentes morrendo na faca, na bala, numa fila de hospital, numa creche ou azilo sem a devida estrutura.
Não acho legal, acho injusto com os bichos, mas não me tira o sono. Sobremaneira.
Desculpe.
cada um luta pelo o que lhe dói, né mordomo?
o importante é fazer alguma coisa e não ficar só se doendo e perdendo o sono.
ai marcelo, o seu sonho também é o meu... a gente tem um deputado incrível aqui que já conseguiu proibir rodeios em campinas, proibir a circulação de carroças com traçao animal e conseguiu a aprovação de uma lei que proibe a eutanásia em animais saudáveis nos CCZ. ele vai se candidatar a deputado federal. é um cara que faz MESMO. depois te passo os dados... caso ainda não tenha candidato, é uma dica.
Postar um comentário