quinta-feira, março 13

"Carne é essencial".

Por que os vegetarianos reclamaram da declaração da nutricionista, por que o Conar instaurou um processo ético contra a propaganda da Friboi e por que a nutricionista pediu desculpas:

Trecho do Parecer sobre vegetarianismo do Conselho Regional de Nutrição 3ª Região.

"A alimentação vegetariana é praticada, atualmente, por diversas razões -
científicas, ambientais, religiosas, filosóficas, éticas. Evidências científicas demonstram que essa escolha pode contribuir para a promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas, no âmbito da saúde coletiva, bem como para a prevenção e controle de desequilíbrios ambientais e promoção da qualidade de vida, no âmbito da ecologia.
Estudos científicos também demonstram que é possível atingir o equilíbrio e a
adequação nutricional com dietas vegetarianas- ovolactovegetarianas, lactovegetarianas, ovovegetarianas e até veganas, desde que bem planejadas e, se necessário, suplementadas (com vitamina B12 e, se necessário, cálcio, ferro e zinco.). Vale ressaltar que a dieta onívora não garante, por si só, a adequação nutricional.

CONCLUSÕES

- Qualquer dieta mal planejada, vegetariana ou onívora, pode ser prejudicial à saúde.
- Dietas mal planejadas, onívoras ou vegetarianas, podem levar a deficiências nutricionais, vitamínicas ou de minerais.
- A adequação nutricional da dieta vegetariana estrita (vegana) é mais difícil de atingir e exige planejamento e orientação alimentar cuidadosos, incluindo suplementação específica.
- Radicalismos na adesão a dietas restritivas de qualquer tipo, vegetarianas ou não, podem condicionar distúrbios alimentares (ortorexia, anorexia, bulimia).
- A alimentação vegetariana equilibrada, bem orientada, pode ser tão ou mais saudável que a dieta onívora."

Texto completo, aqui.

Nenhum comentário: