quinta-feira, julho 11

Conhecendo o Brasil - Manaus



Conheci um pouco de  Manaus. Muitos sentimentos bem opostos. Passeios incríveis como o encontro das águas, nadar com os botos e o teatro. Passeios horríveis com um dos centros mais sujos que eu já vi e o abandono total do hotel Ariaú, que é vendido como a oitava maravilha do mundo.

Praças impecáveis, como nunca vi no Brasil. Lixo amontoado nas ruas, como nunca vi no Brasil.

Há um gosto local pelo excesso de açúcar, que torna até o cupuaçu, que é azedo, impossível de se comer. Em compensação se apela para sucos diferentes, sem açúcar: Bacuri, taperebá, tucumã (acho que é isso, tantos nomes diferentes)

Peixes muito bons, preparados com a melhor castanha. Não imaginava a diferença no gosto que é comer castanha fresca.

O abacaxi aqui não é um simples abacaxi. É o melhor abacaxi. Em compensação o chocolate não é um simples chocolate. É o pior chocolate (muito doce)

Um céu azul maravilhoso. Uma chuva que cai forte e vai embora. Um povo simples e aparentemente bem feliz. Embora estressado no trânsito. Uma mão no volante, outra na buzina e dois pés no acelerador. A cada esquina um atropelado ou uma batida de carro.

Gostei de ter vindo, mais pelos passeios, que são únicos. Menos pela culinária, que eu achei meio exagerada. Muito açúcar, muita manteiga, muito coentro. Tudo muito. Mais pelo teatro e menos pelo centro. Mais pelo abacaxi do que pelo cupuaçu.

Quem tá pensando em vir, venha logo! vale muito a pena

3 comentários:

Jujuba disse...

Suco de tucumã? Cara deve ser punk! Sou de Belém e não conheço Manaus, mas deve ser parecido. Aqui tem um tal de pato no tucupi que todo mundo de fora, chefs e tudo, adora. E tacacá. Tem sujeira, trânsito doido. Chuva forte com sol forte. Castanha do Pará. Calor da porra. mas o povo gosta.

lili cheveux de feu disse...

Comprei um colar de tucumã feito pelos índios dessa região lá na feira do Ibira.

Tacacá é massa, hein, Jujuba. Provei e curti.

Jujuba disse...

O Olivier Anquier veio aqui e acompahou toda a feitura do tacacá, que é um processo longo, e disse que é o prato mais impressionante que ele provou na vida, no mundo inteiro. Ai que tá me dando é água na boca! Lili, tem qie provar o tacacá em Belém!