quinta-feira, dezembro 10

a gente sempre ouviu dizer...

"Se você tem medo de deixar que seu filho brinque na terra e prefere maiores cuidados com a sujeira, saiba que cientistas estadunidenses descobriram que ser limpinho demais pode prejudicar a capacidade de cura do corpo do pequeno.

De acordo com os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, uma bactéria que vive normalmente na pele ajuda a prevenir inflamações quando nos machucamos.

Esta bactéria ajuda a impedir respostas do sistema imunológico que fazem com que cortes inchem muito. Especialistas afirmam que esta pesquisa ajuda a confirmar a “hipótese da higiene”, que afirma que a exposição a germes durante a infância ajuda a impedir que o corpo desenvolva alergias. Muitos cientistas acreditam que a obsessão com a limpeza é um dos motivos pelos quais as crianças vêm desenvolvendo cada vez mais alergias em países desenvolvidos.


Bactéria do bem

Os pesquisadores descobriram que as bactérias do tipo estafilococo, muito comuns na pele humana, bloqueiam uma etapa vital nos eventos que levam a inflamações. Ao estudar ratos e células humanas, os pesquisadores descobriram que a bactéria faz isso ao bloquear uma molécula chamada de ácido lipotéico, que age sobre os queratinócitos, as células encontradas na área exterior da pele. O ácido mantém os queratinócitos sem reações inflamatórias exageradas.

Richard Gallo, que realizou a pesquisa, afirma que os resultados são impressionantes porque dão uma base molecular para compreender a validade da “hipótese da higiene”. “Isto pode nos ajudar a desenvolver novas abordagens terapêuticas para doenças inflamatórias da pele”, diz.

Uma porta-voz do organização filantrópica Allergy UK, que cuida de pessoas com alergias, afirma que a pesquisa ajuda a criar uma base mais forte para evidenciar que a exposição aos germes é algo bom. Ainda assim, ela afirma que mais pesquisas são necessárias. “As taxas de alergias triplicaram no Reino Unido na última década, e mais de 30% das pessoas têm algum tipo de alergia”, diz. “Ainda assim, muitas dessas alergias são genéticas, assim como podem ser ligadas ao ambiente em que as pessoas vivem”, aponta. "

Fonte: Revista Palco

5 comentários:

Unknown disse...

Sem exageros, seria o tal : O que não mata, engorda? rs... Concordo que tem que ter limpeza, mas exageros realmente fazem mal. Uma amiga minha qdo nasceu tinham que desinfetar-se praticamente e ela vivia doentinha por causa do exagero da mãe.

Guga disse...

Olha, a pesquisa tem lá seus fundamentos. Eu tiro pelos exemplos lá em casa. Fui o primeiro filho [imaginem a superproteção!], dizem que fui pisar no chão descalço já tinha mais de 1 ano e meio. Hoje cá estou, rinítico, sinusítico, alérgico bagarai [fora a bronquite do cão que eu tive até os 10-12 anos] e com uma foliculite que nada dá jeito.
Já meu irmão caçula foi criado no terreiro, ao Deus dará [praticamente]. Hoje ele tá aí, mais forte, vistoso e saudável do que eu. Beeem mais.
Fazer o quê, né?

Lili Cheveux de Feu disse...

aquela velha historia do "tudo em excesso faz mal". até limpeza. que coisa.

Dita Von Claire disse...

eu sou boa de negócio, não adianta. deixo o theo na rua, na chuva e na fazenda. bem na boa. hahahahaha. um viva pra mim.

lili cheveux de feu disse...

vivaaaaa!!!

[hoje é dia dos vivas nos posts todos]