segunda-feira, novembro 13

Agedashi.

Senhorito Bowie lembrou-me da existência desta delícia... O Agedashi é um prato facilmente encontrado em restaurantes japoneses, e com um precinho bem bacana (R$ 5,00 a R$ 8,00 em média).
Adoro demais!!!

Ingredientes:

- 1 Queijo de soja (Tofu)
- 1 xícara de caldo concentrado (Dashi)
- 2 colheres de sopa de molho de soja (Shoyu)
- 2 colheres de sopa de saquê doce para uso culinário (Mirin)
- Óleo em quantidade suficiente para fritar por imersão numa frigideira (Abura)
- Nabo japonês ralado (Daikon)
- Cebolinha (Negi)

Modo de Preparo:

- Embrulhe o tofu com um pano de prato limpo e coloque-o sob uma vasilha pesada de forma que o excesso de água, contida no próprio tofu, se escoe.
- Numa tábua de carne (preferencialmente de plástico), corte o tofu em 4 ou mais partes iguais (dependendo do tamanho que você preferir)
- Com o óleo bem quente, coloque um pedaço de cada vez de tofu para fritar, para que o óleo não esfrie. Mexa e vire o tofu regularmente de forma que ele não grude na panela. Use, de preferência, o Hashi (pauzinhos mais longos) para efetuar essa operação.
- Frite os pedaços de Tofu até que fiquem dourados e crocantes, colocando-os em seguida sobre uma toalha de papel para absorver o excesso de gordura.
-Ferva o caldo concentrado Dashi juntamente com o Shoyu e o Mirin, para fazer o molho.
- Coloque o Tofu, já frito, na vasilha em que será servido, e despeje o molho (preparado com o Shoyu, Mirin e o Dashi) por cima. Misture o Nabo ralado e a cebolinha picada e acrescente-os sobre cada pedaço de Tofu.
Depois sirva.

Nenhum comentário: