terça-feira, julho 6

Isso me assusta

Eu acredito no TCU. Podem me jogar pedras, mas eu realmente acredito. Trabalhei algum tempo na Petrobrás (e não gostei) e tive um contato muito forte com auditorias do TCU. Não gostei justamente por toda morosidade que os processos do TCU causam ao sistema. Mas admito que sem ele, seria pior. Então, neste impasse, eu que não me adequei. Achei melhor sair a me frustrar.

Voltando, o sistema foi criado e é gerenciado fortemente para evitar desvios de verbas. E que sabemos, ocorrem. Mas o sistema não é frouxo não, os corruptos são muito espertos e muitas vezes fora do alcance do TCU.

Agora, quando o próprio TCU já admite uma certa ingerência sobre um assunto, nos resta apenas rezar. Se nem eles são capazes, estamos com sérios problemas.

7 comentários:

Saulo disse...

Quando temos reunião com os empresários sobre os instrumentos financeiros para promoção da inovação nas empresas (por exemplo, a subvenção), eles sempre xingam o TCU. Mas, o que eles querem? Receber recurso público e não prestar conta do que fez? Isso me cheira a safadeza.

marcelo disse...

Eu fico aqui me perguntando como não se pode prever o custo total de um trem, de uma ferrovia. É só fazer conta! Não é nada que dependa de algum evento aleatóreo, de alguma imprevisibilidade.
Como assim é impossivel saber quanto o trem custará????????? Eu sou muito ingênuo e tosco ou não tem ninguém pra falar que o rei está nu???

Saulo disse...

Como eles vão lançar o edital da licitação para as obras do trem sem saber uma estimativa adequada do custo?

Aliás, o que tem de imprevisível no custo? Eles já devem saber o valor dos insumos, das máquinas, equipamentos e da mão de obra que vão utilizar.

Hellen disse...

Saulo e Marcelo para auditores-consultores do TCU djá!!!!!

Solineuzza disse...

Aposto que a imprevisibilidade se deve as condições do solo a ser escavadado. Como eles não sabem o que vão encontrar (aham!), a parte de escavações pode custar 800 mil ou 6 bilhões.

E como estamos no Brasil, jogo todas as minhas fichas que o solo a ser escavado será o mais duro do mundo pra custar bem caro.

Arabiane disse...

Não só o TCU é bom e funciona, como o TCE do RS é espetacular. Sério.

JMJr disse...

Os 4% do total de análise do solo previstos que foram realizados ajudam bastante nessa indefinição!